Objetivo e Resultado-chave (OKR): quando se faz necessário definir os objetivos e os resultados a alcançar por área e por integrante da equipe.
É indicado para empresas de todos os portes, em especial para startups que precisem aprender a gerenciar seu time de colaboradores em direção aos resultados esperados
É útil porque é uma ferramenta de gestão de pessoas usada para gerenciar o time de colaboradores a chegar aos resultados esperados. Ao definir os objetivos e avaliar os resultados,
Conteúdo da Palestra em .PDF ministrada por Adriano Migani no dia 28/06 realizada no Noite Nossa Bar. Agradecemos ao Polo de TI Francano, ACIF e a todos que estiveram presentes nos prestigiando.
Um OKR é composto basicamente de duas partes:
O crucial da questão é saber exatamente como aqueles determinados resultados podem ser de evidência especificamente para um determinado objetivo. Por exemplo, se a meta é converter muitos clientes, faz mais sentido focar os resultados em leads que em menções à imprensa. Ou seja, as pontes entre o objetivo e o resultado que o suporta são a tática de comunicação e a metodologia de mensuração de resultados.
Uma vez definidos, é importante revisar e readequar os OKR em períodos curtos, por exemplo trimestralmente. Esse processo de revisão permite analisar a adequação das táticas e das medidas, reavaliar os objetivos e repactuar os OKRs ao todo ou em parte.
Fonte: http://commcloud.com.br/2016/05/24/planejamento-de-comunicacao-objetivos/
OKRs nada mais são do que um conjunto de objetivos inter-relacionados que, alcançados de forma individual ou coletiva, vão contribuir para os objetivos macro de uma organização. Dessa forma, eles são vitais para que o profissional entenda o seu escopo de trabalho e saiba onde direcionar seus esforços e onde não gastar energia.
Fonte: Endeavor Brasi
Assista a entrevista do Daniel Castello mentor da Endeavor com Brian, CEO da Viva Real relatando sua experiencia em cima da metodologia OKR - Objetivos e Resultados Chaves
Viva Real começou a funcionar em 2009, no meio de uma crise global que estava fechando diversos negócios ao redor do mundo inteiro. Mesmo assim, Brian e seu sócio abriram sua startup no Brasil e, com muita dedicação, conseguiram crescer e sair de uma sala 3×4 para um prédio inteiro.
Como fizeram isso? Com uma equipe motivada que acreditava na causa que estavam construindo.
Em momentos de crise, é importante deixar claro ao seu time quais são os próximos passos do negócio. Além de acalmar seus funcionários, isso fará com que eles entendam pra qual direção seguir. Mas não é sempre que sabemos qual será o rumo da empresa, ainda mais em tempos incertos como os de hoje. Nesses casos, como Daniel disse, é preciso ser transparente. Ser líder é, nas palavras do mediador: “Poder mostrar vulnerabilidade e contar para o seu time que você também não tem todas respostas, mas sabe que a solução deve ser pensada em conjunto, admitindo que você precisa da ajuda de deles.”
Fonte: endeavor.org.br
Exemplo de software para Controle OKR: eddyokr.com.br